domingo, 11 de outubro de 2009

Max Beckmann


Max Beckmann, pintor, escreveu o seguinte texto sobre a I Guerra Mundial, na qual foi obrigado a combater ao lado do exército alemão. Um dos textos mais belos que li nos últimos tempos. Um dia seremos arrastados à guerra, é certo. Mas ainda teremos a opção de não aceitá-la em nós mesmos.

“Eu fui através dos campos para evitar ruas retas, junto com as linhas de fogo onde as pessoas estavam atirando de uma colina pequena, que está agora coberta com cruzes de madeira e filas de túmulos ao invés de flores da primavera. Na minha esquerda os tiros tinham uma explosão aguda da infantaria, na minha direita dava para se ouvir tiros esporádicos de canhões trovejando - e acima o céu estava claro e o sol radiante, brilhando acima de todo o espaço. Estava tão lindo lá fora que mesmo o não-sentido da morte enorme - cuja música eu escuto de novo e de novo - não conseguia perturbar meu grande prazer!”

Max Beckmann.


P.S: A pintura desta postagem é do italiano Giuseppe Veneziano.

Nenhum comentário: